Itália muito dificilmente conseguirá apuramento direto para o Mundial’2026

Na poule I, as vitórias da Noruega e da Itália na receção à Estónia (4-1) e na Moldova (2-0), respetivamente, adiaram igualmente as decisões para domingo, quando os nórdicos, primeiros, visitarem os transalpinos, segundos, com três pontos e 17 golos de diferença.

Alexander Sorloth e Erling Haaland bisaram pela Noruega, cujo capitão continua como melhor marcador da qualificação europeia, agora com 14 golos, e atingiu os 30 remates certeiros entre clube e seleção em 2025/26, tendo Robi Saarma reduzido para a Estónia.

Ausente há duas edições seguidas da maior competição de seleções, a Itália tem 18 pontos, contra 21 da Noruega, e está praticamente condenada a ir aos play-offs, ao contrário dos já eliminados Israel, que não atuou nesta ronda e é terceiro, com nove, e Estónia, quarta, com quatro (mais um duelo).

A Moldova é última, com um ponto, mas ainda pode ir à repescagem, na qual estarão os quatro melhores classificados entre os vencedores das “poules” da Liga das Nações que não fecharem a qualificação para o Mundial nos dois primeiros lugares dos seus grupos.