Real Madrid despede Xabi Alonso e anuncia substituto… minutos depois

O Real Madrid despediu Xabi Alonso após a derrota na Supertaça espanhola, anunciaram os merengues em comunicado. O treinador espanhol de 44 anos, que assumiu o gigante de Madrid esta temporada – arrancou no Mundial de Clubes -, estava no fio da navalha há várias semanas, mas acabou por não resistir ao desaire (3-2) de ontem frente ao eterno rival Barcelona.

No geral, Xabi Alonso, que esteve à frente dos merengues durante 232 dias, realizou 34 jogos e acabou com um saldo de 24 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Deixa a equipa no 2.º posto da Liga espanhola, com 45 pontos, a quatro do Barcelona, e em 7.º na Liga dos Campeões, lugar de apuramento direto para os oitavos de final.

Garante o AS que a direção do Real Madrid já colocava em causa a continuidade do treinador há semanas, desde as derrotas com Manchester City e Celta de Vigo no início de janeiro, e tinha inclusivamente pedido uma mudança na dinâmica em termos de preparação física, com muitas lesões a serem um sinal preocupante. Xabi Alonso estaria também cada vez mais distanciado do grupo (refira-se que nas mensagens de despedida dos jogadores destaca-se a curta dedicatória de Carvajal, de serviços mínimos, e a ausência de qualquer palavra de Vinícius Jr.) e segundo a análise da cúpula diretiva, não dava sinais de conseguir dar a volta à situação. A relação com Vinícius Jr., que constantemente substituía durante os jogos, também era mal vista por Florentino Pérez.