Liverpool bate Newcastle e reforça liderança da Premier League

Nada melhor do que arrancar 2024 com um grande jogo de futebol! Foi exatamente isso que Liverpool e Newcastle proporcionaram esta segunda-feira aos milhares de adeptos que assistiram ao encontro em Anfield e aos outros milhares que marcaram ‘presença’ através das televisões.

Antes de rumar à Taça das Nações Africanas, Salah inaugurou o marcador, aos 49 minutos, para o seu 150.º golo na prova, e fechou-o, aos 86, de penálti, apontando o 14.º na presente edição, para igualar o norueguês Erling Haaland.

Pelo meio, o egípcio, de 31 anos, esteve nas jogadas dos outros tentos dos ‘reds’, apontados por Curtis Jones, aos 74 minutos, e o neerlandês Cody Gakpo, aos 78.

O português Diogo Jota foi apenas lançado pelo treinador alemão Jürgen Klopp aos 64 minutos, mas ainda foi a tempo de assistir Curtis Jones no segundo tento, depois de lançado por Salah, e sofrer a falta que esteve na origem do quarto.

Apesar dos quatro golos sofridos, o guarda-redes eslovaco Martin Dubravka foi um ‘gigante’, parando um penálti de Salah, aos 22 minutos, e uma série de outras ocasiões dos locais, negando várias vezes o golo ao uruguaio e ex-benfiquista Darwin Núñez.

O sueco Alexander Isak, aos 54 minutos, e o neerlandês Sven Botman, aos 81, marcaram os tentos do Newcastle, num jogo em que ainda merece destaque um espetacular remate, sem ângulo, de Alexander-Arnold ao poste direito, aos 39.

Com este resultado, o Liverpool regressa à liderança isolada da Premier League, somando agora 45 pontos. Já o Newcastle segue em 9.º, com os mesmos 29 pontos. Na próxima jornada, o Liverpool vai ao terreno do Bournemouth, enquanto que o Newcastle recebe o Manchester City.